filmes selecionados

FILMES SELECIONADOS - EDIÇÃO CAMPINAS 2019:



A piscina de Caíque – 15min – ficção. Direção: Raphael Gustavo da Silva
Sonhando em ter uma piscina, Caíque e seu amigo inseparável se divertem escorregando no chão molhado e ensaboado da área de serviço. Por causa do desperdício de água, Caíque acaba criando problemas com sua mãe.









Coisas Grandes – 2min – ficção. Direção: Aline Caetano Begossi
Como entrar na própria bota, andar em um carrinho, lutar com um dinossauro ou sair de um pote de giz? Mágicas do cinema:)     Criação de filmes dispositivos com alunos.

Davilincasso – 11min – animação. Direção:  Marcelo Castro e Marlon Amorim    
Um quadro inédito, o encontro de dois gênios em uma única pintura, chega ao museu numa noite chuvosa. O zelador observa a obra sendo levada ao salão onde será exposta ao público. A caixa molhada pinga sobre a pintura, amolece a tinta e liberta os pintores, que saem pelo museu interferindo de forma cubista e surrealista nas obras.

Escola de Monstros – 3min – ficção. Liliam Ricarte de Oliveira
"Você tem medo do quê?". A partir desta pergunta, as crianças da Turma da Abelha 2018 da CEI Agostinho Páttaro (Campinas - SP) pensaram e incorporaram os personagens que mais os assustam.

Fantasmo – 13min – ficção. Direção: Mateus Loner
Às vezes, quando a gente é criança, acordamos e tem um fantasma em nosso quarto. Isso aconteceu com o pequeno Joaquim. Quando seu pai se depara com o seu medo, diferente da grande maioria, sabe lidar com a situação de forma inteligente: pois não adianta ignorar ou brigar com alguém só porque não é gente conhecida.









Guacalove – 3min – animação. Direção: Vladimir Medeiros
Um abacate, ao tirar um cochilo, deixa seu caroço cair de sua barriga. Ao acordar, o mesmo se assusta e vai à procura do item perdido. Durante essa busca, o abacate é apresentado a diversas aventuras e se depara com um embate final pela posse de seu valioso caroço.        

Iemanjá Yemoja: A Criação das Ondas – 09 min -   animação. Direção: Célia Harumi Seki
“A criação das ondas” conta sobre Iemanjá, a Rainha do Mar, que recebe de Olodumare o poder de devolver à terra as sujeiras jogadas pelos homens na água.







Lá do Alto – 8min – ficção. Direção: Luciano Vidigal
O filme vai mostrar a história de um menino sonhador que tenta convencer seu pai a conhecer o alto de uma montanha, que ele acredita ficar perto do céu, para poder se comunicar com sua avó que ele sente saudades...








Lé com cré – 6min – animação. Direção: Cassandra Reis
Dinheiro, medo e coisas de menino & menina contados por algumas crianças de um jeito fofo e esquisito.

Médico de monstro – 11min – ficção. Direção: Gustavo Teixeira
Dudu já escolheu sua futura profissão: médico de monstros. Agora terá que enfrentar seus medos para seu sonho se tornar realidade.









Mytikah - O livro dos heróis - Clara Camarão – 7min – animação. Direção: Hygor Amorim e Jonas Brandão
Manga está muito brava porque os meninos da escola não a deixam jogar bola. Mytikah aparece e os leva para conhecer a pequena índia Clara Camarão. Clara gosta de explorar a floresta e os defende dos perigos. Mais velha Clara não se conforma em não poder lutar com os homens e monta seu próprio exército de mulheres com a ajuda das crianças.               -

Nako - 9 min- ficção. Direção: Matheus Seabra
Um ser de outro planeta surge na terra com um objetivo: mudar o olhar das pessoas do que está a sua volta.

Nham-Nham, A Criatura – 13min - ficção. Direção: Lucas de Barros
Certa noite, Lucas escuta um barulho estranho vindo de seu armário. Nham-Nham, um urso de pelúcia desfigurado, sai de lá. “Estou com fome”, diz a criatura. O que Lucas não esperava é que sempre que seu novo amigo come as deliciosas folhas de seu diário, as lembranças ali desenhadas são apagadas de sua memória.

O mar de Teresa – 13min – ficção. Direção: Dilea Frate     
Teresa era uma menina que queria o impossível: ter o mar no quintal da sua casa. Como morava bem longe do mar, inventou um plano mirabolante que a levou a uma descoberta muito pessoal.

Os segredos do rio grande – 6min – animação. Direção: Analúcia Godoi e alunos do Projeto Animação
Brisa é aventureira, Dudu é medroso. Os dois peixinhos decidem buscar tesouros e descobrir os segredos do Rio Grande, numa jornada cheia de encontros inesperados.







Pele Suja Minha Carne – 13min – ficção. Direção: Bruno Ribeiro 
João toma banho após mais uma pelada com seus amigos brancos.

Peripatético - 15min. Ficção. Direção: Jessica Queiroz
Em meio às demandas do início da vida adulta, um evento histórico em maio de 2006 em São Paulo muda a vida de Simone, Thiana e Michel para sempre.





Pulo – 14min – ficção. Direção: Ana Beatriz Schilling Lopes
Nas férias de verão, Alice passa boa parte de seus dias brincando com seus amigos e jogando futebol no seu condomínio. Porém, a menina esconde um segredo. E com a inauguração da piscina do condomínio, vai ficar cada vez mais difícil fingir que tudo está normal. Alice terá que fazer uma escolha difícil e aprender sobre si mesma para resolver esse conflito.    

Uma História das Cores - 14 min - ficção. Direção: Victor Hugo Fiuza
É apresentação de final de ano na escola. Escondida da mãe, Vitória decide alisar o cabelo. 

Vinte E Um - 13mim – documentário. Direção: Coletivo Oficinas Querô 2º ano   
A obra audiovisual aborda os principais conflitos que atingem a juventude atual, trazendo temas como a relação do jovem com a internet e a mobilização entre eles. Este filme também faz parte de uma websérie, dividida em 4 episódios, lançada em 2017 no youtube.

_______________________________________________________________
FILMES SELECIONADOS EM EDIÇÕES ANTERIORES:

A Despedida

Clara é uma menina vidrada em uma coisa que está bem longe dela, a Lua. Foge nas madrugadas para conversas à beira do mar e usa sua imaginação para chegar mais perto do seu amor. Numa certa noite, a Lua decide aprontar uma surpresa. Com seis anos de idade, o que você faz se o seu amor vai embora?

Direção: Lucas Ogasawara


A Despedida - Trailer (The Departure) from Clicktac Media Studio on Vimeo.

A Galinha ou Eu

Denizia, uma menina de 5 anos, vive em uma fazenda com os pais e cinco irmãos. Ela convive com muitos animais e os trata como gente. Um dia, ela fica com raiva de uma galinha e a persegue pelo quintal. A ave, assustada, entra numa privada, Denizia vai atrás. Quando a galinha se vê encurralada, voa e acaba caindo dentro do buraco da privada. Então a menina tem que escolher se conta tudo pra sua mãe, leva uma surra e salva a galinha ou deixa a galinha no buraco e escapa da surra.

Direção: Denizia Moresqui















A Infância de Aninha

A Infância de Aninha conta a história da poetisa Cora Coralina, focando sua infância na cidade de Goiás, antiga capital do estado. Retratando a fase dificil pelo qual passou a escritora, a narrativa traz a mesma mensagem presente nos poemas de Cora: a superação da dor através da poesia.

Direção: Rosa Berardo


Teaser A Infância de Aninha from Casa do Cinema Rosa Berardo on Vimeo.

A Magia de Sofia

Sofia foi passear em um parque de diversões com sua família para comemorar as boas notas do ano. No parque, ela viu um funcionário fazendo manutenção em um dos brinquedos sem se proteger. Ainda bem que ela encontrou um mágico que a ajudou a enxergar algo muito importante. O curta-metragem de animação foi produzido pelos filhos dos empregados de Furnas que atuam em linhas de transmissão na Subestação de Jacarepaguá (RJ) e marca a primeira edição do projeto Animando Vidas.

Direção: Hygor Beltrão Amorim














A Menina da Fronteira

Durante a hora do recreio, Lígia tenta explicar a Lucas como é que conseguiu sair do Brasil sem nunca ter visitado outro país.

Direção: Anderson Lima















A Última Reunião Dançante

O mundo nunca mais foi o mesmo depois de 1989, principalmente para Jonas, um adolescente de 14 anos que ficou em recuperação na escola. Ele só pensa em passar de ano e ficar com a menina que ele gosta, mas resta pouco tempo antes que todos saiam de férias e sua grande chance de ser dar bem é “A Última Reunião Dançante”.

Direção: Lisandro Santos



A Velha Gulosa

Guilherme não pode brincar na rua por causa da chuva que cai lá fora. O menino usa sua imaginação para driblar o tédio e através das histórias que sua avó conta, percebe seu mundo de forma diferente.

Direção: Isabela Veiga



Apocalipse de Verão

Rio de Janeiro, 45° C, praias lotadas: Apocalipse de verão! Daniel, 8 anos, está de férias na praia. Lá ele experimenta diversos mundos e se diverte entre a fantasia e a realidade. Um dia, o mar está cheio de algas tóxicas. A praia está imprópria! Será o fim do verão?

Direção: Carolina Durão


TEASER Apocalipse de Verão from Carolina Durão on Vimeo.

Bovarius Flavus

Joaquim e Teobaldo se desafiam diariamente pelo título de “melhor jogador da rua”. Uma rivalidade que influenciará o rumo de suas vidas.

Direção: Lucas Calmon



Caixa D´Água

Verônica com apenas 12 anos é responsável por cuidar de casa e do irmão caçula, Valtinho, até sua mãe voltar do trabalho. Porém, ela e os amigos, Deco e Peninha, brincam escondido na caixa d´água de sua casa, até que... algo inacreditável acontece com Valtinho e Verônica e os amigos terão que salvar o irmão antes que a mãe volte.

Direção: Gilberto Caetano Barboza






















Colorê - Dançando com as cores!

Lápis e canetas se envolvem com a música, dançando e colorindo o ambiente.

Direção: Kora Prince, Marcos Pereira, Marina Branco, Rodrigo Lopes.
















Gestão de Mãe

Crianças criam um filme para homenagear o dia das mães, mas dessa vez, protestam sobre alguns modelos de maternidade.

Direção: Anderson Lima














Lápis Cor de Pele

Qual é a cor do lápis cor de pele?

Direção: Anderson Lima















Meio a Meia

Vitor estava "borocoxô", Miguel percebeu, foi tentar descobrir o que o amigo tinha e acabaram conversando sobre metades.

Direção: Anderson Lima














O Menino que Sabia Voar

Um menino de apenas sete anos de idade está em coma. Apesar da tristeza de sua situação, a natureza de seu espírito infantil não é afetada e ele voa livre e vive grandes aventuras!

Direção: Douglas Alves Ferreira


trailer O menino que sabia voar from Douglas Alves Ferreira on Vimeo.


O Menino Terra

Curta metragem animado resultado do Projeto Animando Vidas, realizado com filhos de
funcionários da Tecumseh. Roteiro e desenhos produzidos por 25 crianças entre 7 e 12 anos. Com temática ambiental, o curta trata da poluição realizada por um fazendeiro ganancioso e as consequências diretas para o planeta. O Menino Terra, então, conversa com os personagens envolvidos nessa poluição e explica como cada um poderia adotar uma atitude mais responsável com o meio ambiente, salvando a Terra.

Direção: Hygor Beltrão Amorim














O Segredo da Felicidade

Aninha, como qualquer outra criança, sonha com algo que a faria super feliz. Seu pai, mesmo sem saber, no dia das crianças realiza seu maior desejo. Aninha finalmente iria realizar seu sonho, mas alguma coisa inesperada acontece.

Direção: Hygor Beltrão Amorim














Pequeno

Inspirado nas origens do cinema, um pequeno maltrapilho embarca numa divertida jornada para conseguir um pedaço de melancia.

Direção: Ernesto Molinero






















Quando Eu Crescer

Essa é a história de um menino de 10 anos que vive em uma vila, e tem o lixão como a sua principal fonte de sobrevivência, ele está cheio de marcas de seu trabalho e sofre bullying pelos seus colegas de escola, que o chamam de “Zé do Grude”.

Direção: Emmanuel Dias
















Requília

Todos os dias, um garotinho de 7 anos pega o ônibus para a escola com sua babá. Numa manhã, encontra na parada alguém diferente: quem é esse senhor barbudo que, não está a espera de nada? Esse velhinho desperta a curiosidade da criança. “Requília” conta a história da amizade inesperada entre pessoas de diferentes gerações e classes sociais. A infância, a velhice, a lembrança e o tempo costuram a história.

Direção: Renata Diniz



Zaga de Bonecas

Um grupo de garotas que jogam futebol na rua é expulso pelos meninos, que alegam que elas devem brincar de bonecas. Lideradas por Gabriela, elas reúnem o maior número de meninas da comunidade e retornam ao campinho adaptado, exigindo a participação na partida.

Direção: Anderson Lima